Como ter uma saúde completa e abundante

Como ter uma saúde completa e abundante

Maçã

Você quer ter boa saúde, se ver bem, se sentir bem, ter mais energia, curar suas doenças e evitar doenças.

Não é assim?

Com certeza que sim!

Bem, você está com sorte, porque vou apresentar a você meu completo e abundante modelo de saúde que inclui o aspecto físico, mental e espiritual da saúde e que contém praticamente todos os elementos necessários para se ver melhor, sentir-se melhor, ter mais energia, curar aqueles doenças e evitar muitas doenças.

Soa bem? 🙂

Leia também: Dermaroller funciona

Bem, vamos lá.

* Nota 1 : embora eu adoraria entrar em detalhes em cada um dos elementos deste modelo, para fazer isso, eu transformaria o artigo em um pedaço de 15.000-20.000 palavras, e você não gostaria nada disso … O que eu farei é seguir escrevendo artigos de saúde para você. Tão pendente! 😉

* Nota 2 : este artigo precisa de algumas imagens para torná-lo mais agradável … Vou levá-lo em conta e vou remodelá-lo se você pensa o mesmo que eu e me deixa um comentário ou me contata (para me avisar). Mas se você estiver muito interessado no assunto da saúde, tenho certeza de que algo de bom será encontrado (mesmo sem imagens suficientes) 😉
Elementos comuns de boa saúde

Vamos começar com as coisas que normalmente nos vêm à mente quando pensamos em “saúde”:
Exercício

Muitas pessoas acreditam que o exercício físico tradicional (corrida, natação, musculação, prática de esportes …) é a única maneira de cuidar do corpo através do movimento.

Mas as maneiras de se mudar para lá são muitas, e todas elas contam: leve o cachorro para passear, limpe a casa, lave as roupas, faça a compra, cuide do jardim …

Em muitos estudos científicos, tem sido visto que, muitas vezes, é mais saudável levar um estilo de vida ativo (sem exercício físico formal) do que fazer exercício físico formal, mas passar o resto do dia sentado.

A gama de benefícios que o movimento freqüente e abundante traz ao sistema biológico é extensa.

Então lembre-se:

Encontre maneiras de se mover. De qualquer forma, como você gosta. Mas olhe para eles.
Alimento

Uma dieta saudável é baseada no consumo de alimentos não processados ​​e, principalmente, de plantas.

Ele também tem que ser variado e equilibrado o suficiente para dar ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar de forma ideal (leia este artigo sobre os nutrientes essenciais para que você saiba como construir uma dieta variada e equilibrada).

A ingestão das quantidades corretas de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras também é importante, assim como a escolha das fontes mais nutritivas desses 3 macronutrientes.

Claro, há um tempo para tudo …

Comer o que você gosta e mais satisfaz você (embora não deva ser a maioria de sua dieta) também faz parte de uma dieta saudável.

E se você quer perder peso, nunca esqueça isso:

A dieta é fundamental.

É muito, muito fácil ingerir centenas (e até milhares!) De calorias em questão de minutos, e muito, muito difícil de queimar com exercícios.

Eu sei … não é uma realidade que gostamos de aceitar … 🙁 Mas é a realidade.

Exercer o nível necessário para queimar um grande número de calorias requer muito tempo e esforço.

No entanto, isso não significa que o exercício não tenha um impacto positivo no seu gasto calórico, humor e estado geral de saúde, então anime-se! 😉
Sonho

É crucial dormir bem e suficientemente (ou seja, qualidade + quantidade).

O sono pode ter efeitos muito profundos em muitas áreas de sua vida, desde algo tão simples quanto a aparência física externa até aspectos mais complexos, como a modulação do sistema imunológico e a capacidade de combater infecções.

E se você quer perder peso melhor, não esqueça disso:

Sono suficiente otimiza a proporção de gorduras que seu corpo usa ao longo do dia.
Hábitos saudaveis

Você os conhece muito bem, mas é sempre bom lembrar deles: não fume, beba com moderação, não use drogas, proteja-se do sol, evite locais altamente contaminados, lave as mãos com frequência …
Elementos (Frequentemente) Esquecidos da Boa Saúde

Existem fatores que muitas vezes esquecemos, ou sobre os quais nunca paramos para pensar, quando nos propomos a melhorar nossa saúde.

Fatores que podem ser tão (ou até mais) importantes que os anteriores:
Pensamentos e Emoções

Que pensamentos passam pela sua cabeça todos os dias? Eles são positivos ou negativos? Eles são repetitivos e inúteis, ou eles servem a um propósito verdadeiramente útil em sua vida?

E suas emoções? Eles estão carregados de boas ou más energias? Como se sente ao experimentar a vida “sob a pele”?

Fique atento e assista.

O que você pode aprender quando observa seus pensamentos e emoções é de valor incalculável.
Paz

Isto é, quietude mental.

Serenidade, capacidade de manter a calma diante dos problemas, não reagir de maneira exagerada aos palavrões e ações dos outros, não deixar você dominar pelo estresse e preocupação …

Uma das melhores maneiras de trazer paz à sua vida é prestar atenção à voz em sua mente (leia o artigo para aprender como fazê-lo).

Quando você está ciente dessa voz em sua cabeça, ela começa a perder seu poder sobre você. E uma transformação ocorre.
Felicidade

Você pode chamá-lo de várias maneiras: alegria, contentamento, prazer, satisfação …

Mas eu me refiro ao entusiasmo que você experimenta em todas as coisas que faz, na sua vida privada, no seu trabalho, nos seus objetivos e aspirações pessoais, naquilo que gosta, interesse e paixão …

Nem sempre nos sentiremos felizes em todos os momentos de nossas vidas, mas uma completa ou quase completa ausência de felicidade não é um bom sinal …
Relações pessoais

Como você se relaciona com os outros e qual é a qualidade desses relacionamentos? Você acha que eles são positivos e agradáveis ​​tanto para você quanto para eles ?

Com relacionamentos pessoais, quero dizer todos os tipos de interação humana : de sua família, amigos e seu parceiro, para aqueles “estranhos” que você encontra na rua.

Não é sobre ter muitos amigos, ou ser o mais popular, ou não parar de socializar … É a energia que você emana, e deixa fluir, quando você se relaciona com outras pessoas.
União de sentimento

Qual é o seu grau de conexão com as coisas, pessoas, seres vivos, o que o rodeia, a natureza … a própria vida?

Você se sente parte do todo ou se sente bem isolado e separado da realidade?

Em última análise, esse grau de conexão não depende de fatores externos (hoje faça um dia muito claro e bonito e que as coisas sejam perfeitas, por exemplo), mas o grau de conexão que você sente consigo mesmo .
Paixão pela vida

Você sente vontade de viver? Para levantar todos os dias e fazer coisas, experimentar, sentir, compartilhar, explorar e descobrir?

É impossível ter a vontade de viver quando se está constantemente preocupado com o futuro ou atormentando o passado.

Sonhe, tenha esperança, não tenha medo de fracassar e, acima de tudo, nunca esqueça de viver aqui e agora.
Estimulação Mental

A mente pode ser estimulada de várias maneiras (você apenas tem que observar o mundo em que vivemos …)

Mas é claro que nem todos são saudáveis.

Ler, aprender algo novo, praticar uma habilidade, tocar um instrumento, projetar, construir, pintar, viajar … são maneiras de manter / aumentar suas habilidades cognitivas, alcançar novos horizontes e expandir sua perspectiva de vida e as coisas deste mundo. .
Nível de energia

Quanta energia você tem ao longo do dia? Você se sente acordado, atento e forte, ou costuma ficar cansado a maior parte do tempo?

Se é a última coisa, algo não está certo … E isso não está certo pode ser muito diverso: da intolerância alimentar a pensamentos negativos e repetitivos em sua cabeça e que não o deixam em paz.

Não ter energia suficiente pode afetá-lo de várias maneiras : sua motivação no trabalho, sua produtividade, sua capacidade de concentração, seu desejo de lutar por seus objetivos pessoais …

É por isso que é importante que você fique atento ao seu estado geral de espírito e tome medidas ou procure ajuda se suspeitar que algo não está funcionando como deveria.

Uma maneira rápida de ter mais energia agora? Mude o que você está fazendo.

Parece muito simples e, na verdade, é. Mas é muito eficaz.

Experimente : quando você gasta muito tempo trabalhando em algo físico ou mental, na mesma posição (sentado, deitado, em pé) ou ouvindo a mesma música várias vezes, mude-a.

Deixe o que você está fazendo e mova-se um pouco, dê um passeio curto, entre em uma posição relaxante e relaxada … Experimente e encontre seus próprios caminhos.

Você verá que algo acontece dentro de você e uma tremenda mudança no seu nível de energia ocorre.
Resto

Quero dizer, descansar em seu sentido mais global, não apenas dormir. Em outras palavras, descanse em seu corpo, mente e alma.

Pode estar parando um momento para contemplar e respirar profundamente, ou desconectar-se do seu trabalho para relaxar e fazer o que mais gosta, ou alongar um pouco e deixar ir as tensões.

Mesmo algo tão simples como descansar os olhos depois de um longo período de tempo olhando para a tela pode ser o resto que você precisa agora.

Pense no repouso como um retorno à quietude; Quietude depois de tanto tempo “fazendo”.
Suplementação

Uma boa dieta pode fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários, certo?

Certo Mas também talvez não.

Para isso, é necessário planejar estrategicamente e saber combinar bem os alimentos.

Mas nem todo mundo tem o conhecimento necessário ou tem tempo suficiente para isso, e é aí que uma boa suplementação (feita com a cabeça e individualmente) pode servir para complementar sua dieta e suprir deficiências que são mais ou menos importantes.

Além disso, há uma diferença entre consumir a quantidade mínima recomendada de um determinado nutriente para evitar deficiências e fazê-lo, a fim de otimizar seus parâmetros biológicos e obter benefícios adicionais.

«Natural» nem sempre é melhor do que «artificial», e gozar da melhor saúde possível é, por vezes, exigir a sábia e justa combinação dos dois sentidos.
Uso do Sistema de Saúde

Marcar uma consulta com o médico ou especialista quando algo o incomoda ou o preocupa ou faz check-ups gerais (um exame de sangue, por exemplo) e exames específicos (um rastreio do cancro do cólon depois dos 45 anos, por exemplo) são algumas formas de aproveitar os recursos que temos à nossa disposição como contribuintes para a sociedade.

Além disso, são formas de monitorar a nossa saúde, a fim de evitar problemas e doenças no futuro que podem causar sérias complicações.
Como usar toda essa informação?

Como você pode ver, ter uma saúde plena e abundante é a soma de vários elementos que estão incluídos no plano físico, mental e espiritual de todo o nosso ser.

Mas quem tem em ordem cada ponto desses elementos? Ninguém

E não é necessário também.

O mais importante é isto:

Em vez de pensar em ter saúde “perfeita”, concentre-se em melhorar o que está dentro de suas capacidades e, acima de tudo, o que você mais precisa em sua vida neste momento .

Siga este método simples e eficaz para aplicar todas essas informações e começar a melhorar drasticamente sua saúde:

1. Reserve um tempo para refletir . Pergunte a si mesmo qual das áreas desta lista precisa da sua atenção e cuidado neste momento da sua vida.

Pode ser uma dieta ou exercício desassistido por excesso de trabalho, ou aquele espaço todo dia ou semana para desconectar, relaxar e fazer o que quiser, ou pensamentos e emoções negativos que ainda não foram examinados e que estão lhe causando sofrimento …

Uma vez identificadas as áreas mais importantes:

2. Concentre-se em um deles de cada vez . Dedique todo o tempo que precisar, não importa quanto tempo você demore .

Quando estiver satisfeito com seu progresso, vá para outra área.

3. Encontre suas próprias respostas . Faça uma pequena pesquisa sobre o assunto, fale com um especialista, confie em um amigo ou parente de confiança, ou simplesmente pare por um momento e olhe dentro de você (também há respostas muito boas).

4. De vez em quando, avalie seu progresso . Seu estado de saúde melhorou em relação a como você começou? O que funcionou? O que não funcionou? Você alcançou seu objetivo?

Se você precisar, leia este artigo novamente e use-o como uma referência para lembrar de pontos importantes e fazer perguntas a si mesmo.

5. Aproveite o processo . Cada passo que você dá é um passo à frente (embora você possa fazer o oposto).

Algumas pessoas tomam passos maiores em algumas áreas; outros os dão nos outros.

No entanto, o importante não é quão grande é o passo, mas como dá-lo .

Mantenha o objetivo final à vista e nunca esqueça de aproveitar a estrada .

* Nota: se você quiser melhorar mais de uma área de cada vez, é possível, desde que você consiga manter a atenção, a paz e o prazer durante todo o processo. Sem estresse Sem preocupações. E sem pressa.
Em resumo: O que significa ter boa saúde?

Antes de responder a esta pergunta, existem dois conceitos que você deve ter bastante clareza:

Equilíbrio Ter boa saúde não é uma questão de perfeição, mas de equilíbrio.

Equilíbrio entre corpo, mente e alma, e equilíbrio dentro de cada um dos elementos desta lista, a fim de encontrar o caminho do meio, sem passar por cima ou aquém.

Atenção Ter boa saúde é também uma questão de prestar atenção às coisas que mais importam e precisam em sua vida neste momento .

(Se você quer desenvolver e multiplicar sua atenção, leia meu artigo ” O poder da atenção “).

Agora, proponho minha resposta à pergunta: O que significa ter boa saúde?

Ter boa saúde significa encontrar o equilíbrio certo entre os elementos do plano físico, mental e espiritual que influenciam a maneira como vemos e sentimos com nós mesmos, no funcionamento adequado de nosso corpo, mente e espírito, e em prestar atenção às coisas que mais importa em nossas vidas.

Aplique estas dicas aos poucos, com perseverança, paciência e muito entusiasmo, e você verá como desfruta de uma saúde verdadeiramente completa e abundante, pelo resto de seus dias.
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no linkedin
Compartilhar no email
Comentário

Leave a Reply